QUAIS SÃO OS MAIORES PROBLEMAS DA TURMA?
MUITO CONTEÚDO
SALA MAL PROJETADA
MUITA CONVERSA ENTRE ALUNOS
ASSUNTOS ALEATÓRIOS

sexta-feira, 30 de março de 2007

FILOSOFIA - 26/03/2007

Brasília, 26 de março de 2007.
Filosofia

Lógica
Instrumento que viabiliza as regras do pensamento correto; ciência da demonstração.
Dialética platônica (Aristóteles)

Dois mundos:
Sensível (sombra do mundo verdadeiro/luta dos contrários)
Inteligível (mundo verdadeiro/essências/idéias)

Como passar do sensível ao inteligível?
Método dialético (passa dos contrários às essências)

Lógica aristotélica
Instrumento para as ciências
Princípio da identidade - categorização
Realidade estatística
Órganon: instrumento para pensar corretamente
Objeto da lógica: proposição (termo)
Ex.: “todo homem que rouba é ladrão” (premissa maior)
“joão roubou” (premissa menor)
Logo, João é ladrão.” (conclusão)

Três operações da mente
Conceito
Juízo
Raciocínio (inferência mediata)

Argumentação:
Dedução
Indução
Analogia

Dedução (silogismo = ligação)
Parte do geral para o particular
Constituído:
Premissa maior
Premissa menor
Conclusão

Ex.: dedução: “todos os homens tem direito à vida e a liberdade.” (maior)
“os índios são homens.” (menor)
“os índios tem direito a vida e a liberdade.” (conclusão)

Indução
Parte do particular para o geral
Próxima da probabilidade

Analogia
Semelhança
Probabilidade

Sofismas (falácia)
Falsos raciocínios com aparência de verdade

Intuição
Conhecimento imediato
Ponto de partida do conhecimento (possibilidade de invenção)

Lógica pós-aristotélica

CONCEITO APREENSÃO DA REALIDADE PELA FORMAÇÃO DE IDÉIAS.
JUÍZO COMPOSIÇÃO ENTRE OS CONCEITOS FORMULANDO AFIRMAÇÕES OU NEGAÇÕES.
RACIOCÍNIO OU ARGUMENTAÇÃO A PARTIR DO QUE SE CONHECE FORMULAM-SE CONCLUSÕES.

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